Entre os torcedores de Vasco e Flamengo, é comum o “Clássico dos Milhões” ser chamado de guerra. É sempre um evento à parte dentro e fora de campo. Independente da fase que os dois clubes vivem, a rivalidade continua sendo estimulada.
Tenha acesso às notícias do Flamengo e leia o artigo abaixo. Relembre jogos importantes do clássico carioca:
O título carioca de 2001
Em 2001, o Flamengo se sagrou tricampeão do Campeonato Carioca pela quarta vez em sua história. E de uma forma espetacular.
O técnico Zagallo tratou o jogo como uma guerra. “Era uma fração de segundo para ganhar o título. Estava nos pés do Pet. Torci como nunca para que aquela bola entrasse. Só aquela bola poderia conseguir o impossível”, disse Zagallo em documentário.
Na final do estadual, o Flamengo precisava vencer por dois gols de diferença. A tarefa era muito difícil, pois o Vasco tinha um ótimo time: Pedrinho, Viola, Hélton no gol…
O Rubro-Negro correu atrás e alcançou o objetivo. Com dois gols de Edilson, o Flamengo estava ganhando por 2 a 1 até os 42 minutos do segundo tempo, quando uma falta foi marcada. Dejan Petkovic cobrou com frieza, no ângulo direito de Hélton. Os jogadores do Vasco caíram se lamentando e Pet comemorou feliz da vida.
Um dia mágico para o Flamengo e trágico para o Vasco. O lado vermelho e preto explodiu de alegria.
A última rodada do Brasileirão 2011
Dezembro de 2011, Vasco x Flamengo na última rodada do Campeonato Brasileiro. Este jogo foi considerado uma guerra especialmente para os vascaínos, campeões recentemente da Copa do Brasil e tinham chances de erguer a taça do Brasileiro.
Uma vitória simples faria o Vasco pentacampeão brasileiro. Para variar, a arbitragem interferiu no resultado final. O craque Diego Souza foi puxado dentro da área e o pênalti não foi marcado. O árbitro Péricles Bassols ficou marcado por esse lance.
O resultado do jogo foi 1 a 1. O gol vascaíno foi marcado por Diego Souza. Renato Abreu empatou a partida. Com isso, o Corinthians ficou com o título.
1999: Edmundo x Romário
Decisão da Taça Rio de 1999, um confronto épico entre Vasco de Edmundo e Flamengo de Romário.
Campeão da Libertadores e do Brasileiro nos anos anteriores, o Vasco foi superior ao Rubro-Negro. Dois gols de cabeça do Edmundo, vitória vascaína.
Mais tarde, o Flamengo reverteu a vantagem do rival nos dois jogos restantes e foi campeão carioca. Rodrigo Mendes foi o herói do título em gol de falta.